A Natureza em Forma


Iguana Verde - a Natureza em Forma



De grande semelhança com os ancestrais dinossauros e com o temperamento mais dócil entre os répteis, as iguanas conquistam muita gente.

A princípio, a aparência e impressionante semelhança deste réptil com os gigantescos animais jurássicos pode ser assustadora. Mas neste caso nao podemos nos deixar levar pela aparência. Mas esta sensação logo desaparece e quando menos se espera esta exótica amiga de temperamento calmo e dócil pode se tornar uma boa companhia. Por ter facilidade de adaptação e integração com o homem, se tornou o primeiro réptil doméstico.

O Iguana iguana, ou Iguana Verde, como é popularmente conhecido, possuem grande importância e é bastante querida nos Estados Unidos sendo consideradas "the first reptile pet", o primeiro e mais popular bicho de estimação no segmento de répteis, chamado de herps.

Em torno dele - conforme apontou Cães & Cia, nas matérias sobre serpentes e anfíbios, publicadas nas edições 208 e 216 -, desenvolveu-se uma verdadeira indústria, com pet shops, publicações dirigidas e um grande número de acessórios e alimentos exclusivos. Há centenas de clubes e associações que divulgam a sua criação, promovendo ainda a integração entre os hobistas. A mais importante delas, a American Federation of Herpetoculturists, que edita a revista Vivarium, reúne 15 mil filiados.

Uma boa parte do que é desenvolvido e produzido para os herps está voltada exclusivamente aos Iguanas. Há também fazendas e ranchos especializados na criação de répteis. Instalados em países onde a legislação permite a produção, comercialização e exportação desses animais - entre eles Nicarágua, El Salvador, Colômbia, o maior produtor, e alguns estados americanos -, a ênfase desses criadores é, justamente, o Iguana Verde. Só uma dessas fazendas - sediada na Colômbia - exporta para os EUA 80 mil dos cerca de 120 mil exemplares de Iguanas que produz anualmente. Além de manter outros répteis, como crocodilos e serpentes - o governo colombiano, através do Ministério do Meio Ambiente, faz um controle rigoroso sobre os cerca de 40 estabelecimentos similares que funcionam hoje naquele País. "Os animais são criados soltos, em áreas separadas por espécie, que procuram reproduzir seu ambiente natural", conta a proprietária da importadora Tropical Reptiles, de Miami, Sílvia Rodrigues.


Iguana Verde - A Natureza em Forma


 No Brasil a criação em cativeiro é proibida, por se tratar de um animal silvestre. Houve a liberação da importação, mas foi logo vetada. Neste curto espaço de tempo muitas pessoas adquiriram uma iguana, e se viram em apuros com o passar dos anos ao notar que elas não paravam de crescer. A solução precipitada foi soltá-la em um lugar com densa vegetação, o que ocasionou o desequilibro na fauna e até a morte do animal, já que por ter vivido em cativeiro, se tornou presa fácil dos predadores nativos. 

Seu tamanho pode chegar a dois metros, porém 2/3 correspondem à cauda. O corpo é forte, comprimido dos lados e os membros são bastante desenvolvidos com dedos compridos para facilitar a subida em árvores. Embaixo do tímpano, possui uma enorme escama arredondada, uma prega de pele na região gular e uma crista no alto da cabeça. A cor, em geral, é verde intenso nas iguanas jovens e ao envelhecer aparecem bandas escuras ao longo do corpo e da cauda.

De hábitos diurnos, a iguana se alimenta preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta torna-se praticamente vegetariana consumindo brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa, entre outras. A alimentação deve ser administrada duas vezes por dia. No inverno devido à baixa do metabolismo é possível que o animal reduza a quantidade de alimento ingerido ou até passe algum tempo sem comer nada.

A iguana requer uma série de cuidados por se tratar de uma espécie delicada e de manutenção difícil. Como é um animal de grandes dimensões, o terrário deve ser amplo, alto e com excesso de troncos e galhos. Este réptil precisa se exercitar para não ficar obeso. Necessita também tomar banho de raios ultravioleta.

A iguana como todos os répteis é um animal de sangue frio, não tendo assim um método próprio para manter a temperatura de seu corpo. Na natureza o sol é sua principal fonte de calor, no cativeiro a temperatura do ambiente deve ser em torno dos 30º no período diurno e 23º no período noturno. Este controle pode ser feito com termômetro. Caso a temperatura não siga estes padrões, o animal ficará inerte podendo até hibernar e neste estado há uma baixa no metabolismo diminuindo ou até cessando suas funções fisiológicas que são mantidas com as reservas energéticas que foram acumuladas durante o período quente. Outro fator importante é a umidade do ar que deve girar em torno dos 70 a 80 %, pois a baixa umidade pode causar ressecamento da pele.

Como qualquer outro animal o iguana requer uma higiene constante. Com um pano úmido é possível fazer a higienização do corpo, para evitar arranhões. Não se deve esquecer de cortar as unhas da iguana e evitar o contato com outros animais. As fezes e a urina também devem ser retiradas.

Mesmo sendo pacifica, a iguana quando se sente ameaçada revida com mordidas e chibatadas com o rabo.O macho como forma de mostrar que é dono daquele “pedaço”, levanta a cabeça deixando a mostra sua papada do pescoço.

Categorias:

One Response so far.

  1. Ohhhhh, lembrei da iguana grávida que foi assassinada pelos animais domésticos selvagens.... tadinha!

Deixe aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...